Prioridade da vacina contra a febre amarela é para viajantes
16/01/2017

Secretaria de Saúde

A Prefeitura informa que casos de febre amarela silvestre começaram a aumentar nos últimos meses em Minas Gerais e na região noroeste de São Paulo. No entanto, a imunização é indicada somente às pessoas que residem nas áreas com recomendação da vacina ou vão viajar para lá.

O surto da doença provocou 38 mortes em Minas Gerais e duas em cidades paulistas: São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. Em São José dos Campos nunca houve registro de óbito por febre amarela.

A febre amarela é chamada de silvestre porque os casos são registrados em regiões rurais ou de mata. A doença é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes. Por enquanto, não foi detectada a transmissão da doença pelo Aedes aegypti, comum em áreas urbanas, mais famoso pela dengue, zika e chikungunya.

Vale ressaltar que o vírus da febre amarela não é transmitido de pessoa para pessoa, apenas pela picada de mosquitos infectados.

O Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra febre amarela com pelo menos 10 dias de antecedência, a partir dos 9 meses de idade, somente aos indivíduos que se deslocam para as áreas de risco de adquirir a doença. Essas regiões podem ser consultadas nas unidades básicas de saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que duas doses da vacina de febre amarela sejam consideradas suficientes para proteção por toda a vida.