Casos de dengue na cidade têm redução no começo deste ano
18/01/2017
 Casos de dengue na cidade têm redução no começo deste ano
Os agentes de combate a endemias continuam fazendo vistorias em imóveis até o dia 30 para fazer a avaliação de densidade larvária Foto: Divulgação

Secretaria de Saúde

Nas duas primeiras semanas de janeiro, São José dos Campos registrou 19 casos positivos de dengue, sendo 2 autóctones e 3 importados. Os demais 14 ainda estão aguardando confirmação de origem. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (18) pela Prefeitura.

O número é bem inferior ao encontrado no mesmo período do ano passado. Em 2016, nas duas primeiras semanas de janeiro, foram registrados 72 casos, uma redução de 74%.

A maior incidência é na região sudeste, com 6 casos, seguida das regiões sul (4), norte (3), leste (3), centro (2) e oeste (1). Neste ano, ainda não há casos de zika e chikungunya.

São José dos Campos fechou 2016 com 1.774 casos de dengue confirmados - 1.597 autóctones e 116 importados - e 61 estão aguardando análise. Foi registrado um óbito. Também houve 7 incidências de chikungunya e 18 de zika, todos importados, sem registro de mortes.

Mesmo com a redução dos casos nos primeiros dias de janeiro, a Prefeitura deflagrou uma grande ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses. A campanha, de abrangência nacional, visa manter a população em alerta total, uma vez que esta época é a mais propícia à proliferação do inseto.

Na primeira semana de janeiro, os gerentes das unidades básicas de saúde passaram por um treinamento ministrado pela equipe da Vigilância Epidemiológica. Essa mesma capacitação agora será estendida aos profissionais que trabalham nas unidades de pronto atendimento, como enfermeiros e médicos.

Também estão sendo preparadas ações nas unidades de saúde e escolas, com a distribuição de cartazes e folhetos explicativos que alertam sobre a necessidade de quebrar o ciclo do mosquito.

Enquanto isso, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses continuam nas ruas fazendo vistorias em imóveis. Até o dia 30, elas também vão fazer a primeira avaliação de densidade larvária de 2017 em todas as regiões da cidade. O objetivo do trabalho é checar os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti.