Atendimento no Pinheirinho dos Palmares continua nesta sexta
19/01/2017
Agentes comunitários de saúde orientam moradores do Pinheirinho
Durante o cadastramento escolar, agentes comunitários de saúde orientaram os moradores sobre combate ao mosquito da dengue Foto: Divulgação

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Continua nesta sexta-feira (20) a ação integrada da Prefeitura de São José dos Campos no bairro Pinheirinho dos Palmares, na região sudeste da cidade. Equipes das secretarias de Educação e Cidadania, Apoio Social ao Cidadão e Saúde vão atender os moradores no espaço Planeta Terra (avenida João Rodolfo Castelli, 4.000, Putim).

O cadastramento escolar do ensino infantil e fundamental será feito pela Secretaria de Educação e Cidadania para todos os moradores, independente da quadra de residência das famílias. Os responsáveis precisam levar RG ou certidão de nascimento das crianças e adolescentes.

Para o ensino médio, o cadastro está sendo realizado nas escolas estaduais Dinorá Pereira Ramos de Brito (Rua João Rodolfo Castelli, 157, Putim) e Nilce Conceição de Lima (Rua Natalino Angelo Stabeli, 84, Jardim São Leopoldo).

Nessa ação, a Secretaria de Apoio Social ao Cidadão está fazendo a inscrição do cadastro único, Sistema Integrado de Assistência Social (Sias) e orientação às famílias.

Saúde

A Secretaria de Saúde também participa do acompanhamento social. Uma equipe de agentes comunitários realizou nesta quinta-feira (19) uma ação de conscientização sobre a necessidade do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.

Com a apresentação de banners ilustrativos e autoexplicativos, os agentes abordaram pais e crianças para explanar a necessidade de eliminar os criadouros e quebrar o ciclo do mosquito, sobretudo nesta época do ano, a mais propícia para a proliferação do inseto.

A campanha de conscientização inclui a capacitação dos gerentes das unidades básicas de saúde e demais profissionais da rede. Profissionais da Vigilância Epidemiológica também ministraram treinamento para enfermeiros e médicos que atuam nas unidades de pronto atendimento.