Defesa Civil registra mais de 200 ocorrências no mês de janeiro
24/01/2017
Máquinas na Estrada do Jaguari
Máquinas da Prefeitura entraram na estrada de acesso ao bairro Jaguari, na região norte, para deixar a via em condições de tráfego Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

A Defesa Civil de São José dos Campos já atendeu 216 ocorrências em janeiro. A maioria delas por causa das fortes chuvas ocorridas na cidade deste o início da segunda quinzena do mês.

Monitoramento das áreas de risco, vistorias em residências e quedas de galhos de árvores foram as ocorrências mais atendidas pela equipe, de acordo com relatório apresentado na segunda-feira (23).

Na região do Putim, uma grande erosão que se formou na Rua José da Cunha,  no Jardim Santa Luzia, mobilizou nesta terça-feira técnicos da Prefeitura e da Defesa Civil. Eles fizeram uma reunião de emergência para avaliar a realização de uma obra de contenção no local, que fica perto de uma residência.

Outro local prejudicado pelas chuvas dos últimos dias foi o bairro Jaguari, na região norte. A estrada de acesso está em condições precárias devido á lama e ao barro acumulados, o que dificulta o tráfego de veículos e dos ônibus do transporte público. As equipes estão fazendo manutenção da via para que o trânsito no local possa ser normalizado.

No bairro Rio Comprido, na região sul, os moradores precisaram passar a noite fora da residência devido a alagamentos. Porém, depois que a água baixou, as famílias puderam retornar às casas.

Monitoramento

Durante este período, os equipamentos pluviométricos utilizados para fazer a medição do nível de chuva registraram um índice acumulado de 332mm, número bem acima do esperado para todo o mês de janeiro, que era 248mm.

O trabalho realizado pela Defesa Civil de monitoramento nas regiões da cidade devido à chuva é constante, com acompanhamento pelos pluviômetros automáticos disponíveis para consulta no site do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

O índice acumulado é calculado com base nos três últimos dias, que coloca um município em estado de atenção caso atinja volume de 70 milímetros em 72 horas.

Entre as principais orientações da Defesa Civil aos moradores é não construir em áreas de risco. Em caso de vistoria, a solicitação da Defesa Civil é que obedeçam às orientações da equipe. Se houver necessidade de desocupação de imóvel, os moradores devem procurar os abrigos da Prefeitura indicados pelos agentes ou buscar casas de parentes e amigos. O órgão pode ser acionado pelo telefone 190 em qualquer situação de emergência.