Unidade de Eugênio de Melo recebe projeto da UBS Resolve
25/01/2017
Pacientes em coleta de sangue na UBS de Eugênio de Melo
No primeiro dia de funcionamento do projeto da UBS Resolve, a unidade de Eugênio de Melo já fez a coleta de sangue de pacientes Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos lançou na quarta-feira (25) o programa UBS Resolve, uma das prioridades do novo governo na área da saúde. A UBS de Eugênio de Melo, na região leste da cidade, passará a fazer a coleta de exames laboratoriais dentro da própria unidade, oferecendo um melhor atendimento às pessoas que mais precisam.

O programa pretende deixar as UBSs mais resolutivas no atendimento da saúde básica, nas áreas de clínica médica, ginecologia e pediatria. Assim, desafogaria as UPAs (unidades de pronto atendimento), permitindo que elas priorizem, de fato, o atendimento de urgência e emergência.

A coleta será feita diariamente, das 7h às 10h, para os pacientes com consulta agendada na unidade. Os exames serão coletados pelos profissionais da unidade e processados pelo laboratório Valeclin, parceiro da Prefeitura, que recolherá as amostras diariamente, também pela manhã. Antes, ao deixar o consultório com um pedido de exame, o paciente poderia levar dias para conseguir realizá-lo.

Com o novo procedimento, quando o médico gerar um pedido de exame, o paciente poderá fazê-lo na própria unidade, com rapidez e sem burocracia. Isso evita o deslocamento para outros bairros. Os exames de sangue também poderão ser feitos próximos à data de retorno à consulta.

A possibilidade de realizar o exame laboratorial na UBS é apenas uma das propostas do UBS Resolve. O programa trará um novo conceito de atendimento, que está alicerçado em três princípios: sustentabilidade, eficiência e resolutividade.

Dentro deste novo conceito, uma das iniciativas será humanizar a acolhida na recepção das unidades. Outra proposta é a melhora da produtividade, com a racionalização dos recursos e o fim dos desperdícios. Também serão implantados novos protocolos de atendimento e haverá a volta de programas de prevenção, como os de hipertensão e diabetes, para segmentos variados.

Após a implantação deste projeto em Eugênio de Melo, a Prefeitura fará uma avaliação criteriosa dos novos procedimentos adotados, junto aos profissionais envolvidos, para, gradativamente, o programa ser estendido às demais unidades básicas do município.