Primeiro arrastão antidengue do ano será na região do Putim
31/01/2017
Agentes vistoriam região do Putim para eliminar criadouros do mosquito
Os agentes de combate a endemias visitaram imóveis de cinco bairros e auxiliaram os moradores a descartar objetos e eliminar criadouros Foto: Jouvani Reis/PMSJC

Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realiza neste sábado (4), das 9h às 16h, o primeiro arrastão do ano de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela).

Trinta e seis agentes vão visitar cinco bairros da região do Putim (região sudeste): Jardim Santo Onofre, Vila Iracema, Jardim São Judas, Residencial Juritis e Conjunto Residencial da Polícia Militar. No total, são 48 quadras e aproximadamente 3 mil imóveis.

Este será o primeiro de 13 arrastões já programados para fevereiro, março e abril, que vão ocorrer sempre aos sábados. Nos primeiros dias de janeiro, a Prefeitura deflagrou uma grande campanha que visa manter a população em alerta máximo, uma vez que esta época do ano, com calor e grande volume de chuvas, é a mais propícia à proliferação do inseto.

O objetivo dos arrastões é retirar o maior número possível de criadouros, recolhendo objetos que podem acumular água, além de fazer uma varredura contra o mosquito. Os agentes passarão de casa em casa, orientando e auxiliando os moradores no descarte e aplicando larvicida em locais fixos. Um caminhão passará recolhendo todo o material.

Esta ação de prevenção e combate ao mosquito tem parceria com a Sucen e a Vigilância Epidemiológica do Estado. A Prefeitura não vai recolher móveis, como sofás e camas, mas apenas os objetos que podem juntar água e representar perigo por favorecer a proliferação do mosquito.

Nas duas primeiras semanas de janeiro, São José dos Campos registrou 19 casos positivos de dengue, sendo 2 autóctones e 3 importados. Os demais 14 ainda estão aguardando confirmação de origem.

Na segunda-feira (30), as equipes de combate a endemias concluíram a primeira avaliação de densidade larvária do ano, feita em todas as regiões da cidade. O objetivo do trabalho é checar os níveis de infestação de larvas do Aedes aegypti. Os resultados, que serão divulgados na próxima semana, vão nortear futuras ações de prevenção.