São José recebe 3 mil doses da vacina contra a febre amarela
01/02/2017
Criança sendo vacinada
A imunização para a febre amarela é prioritária para as pessoas que residem em áreas endêmicas ou onde ocorrem surtos da doença Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos recebe nesta sexta-feira (3) mais um lote de 3 mil doses da vacina da febre amarela, que ficará disponível para a população em cinco unidades básicas de saúde do município: Vista Verde (região Leste), Vila Maria (Centro), Santana (Norte), Jardim Satélite e Jardim Morumbi (Sul).

Para evitar a perda das doses, já que a vacina tem validade de apenas seis horas após a abertura do frasco, o horário de aplicação é das 10h às 16h.

A imunização para a febre amarela é prioritária para as pessoas que residem em áreas endêmicas (ou vão viajar para lá) ou onde ocorrem surtos da doença, como Minas Gerais, noroeste de São Paulo e estados do Norte e Nordeste. Em São José dos Campos não há registro da doença.

São José dos Campos recebeu do Governo do Estado, responsável pela distribuição das vacinas, um lote extra de mil doses na segunda-feira (30), mas elas se esgotaram em menos de 24 horas.

Em janeiro, foram 5.710 doses aplicadas, um número muito acima da média histórica, de 300 a 400 por mês.

A febre amarela é chamada de silvestre porque os casos são registrados em regiões rurais ou de mata. A doença é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes. Por enquanto, não foi detectada a transmissão da doença pelo Aedes aegypti, comum em áreas urbanas, mais famoso pela dengue, zika e chikungunya.

O vírus da febre amarela não é transmitido de pessoa para pessoa, mas apenas pela picada de mosquitos infectados.