Encontro no Cefe recepciona especialistas em educação
01/02/2017
Encontro dos professores no auditório do Cefe
Aproximadamente 500 professores do ensino fundamental e infantil da rede municipal participaram do evento, realizado no Cefe Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 500 pessoas participaram na quarta-feira (1º) de um encontro preparado pela Prefeitura de São José dos Campos para recepcionar os especialistas em educação da rede municipal de ensino que voltaram às atividades após o período de recesso. O evento foi realizado no Cefe (Centro de Formação do Educador), na região norte da cidade.
 
Estiveram presentes na reunião diretores de escola, assistentes de direção e orientadores pedagógicos e educacionais do ensino fundamental e da educação infantil, além de representantes de creches conveniadas (Cecoi e Cedin). Nesse primeiro contato, os servidores que atuam nas unidades escolares e os que trabalham na sede da Secretaria de Educação e Cidadania dialogaram com os dirigentes da pasta sobre o planejamento anual, as primeiras ações e o início dos trabalhos na rede.

A solenidade contou com a presença do prefeito de São José dos Campos, da secretária de Educação e Cidadania, do padre Gessione da Cunha, da Paróquia Sagrada Família, e o pastor Marcos Davi Ferreira de Andrade, da Igreja Batista do Jardim das Indústrias.
 
Ao dirigir a mensagem à plateia, os religiosos exaltaram o papel dos professores como uma missão para o benefício da sociedade. Ambos ressaltaram que os ensinamentos cristãos permeiam o ambiente da área educacional e transforma a vida dos alunos para o bem comum.
 
O padre Gessione comparou o ato educativo ao de um escultor que cria uma obra plena. “Educar é uma arte, que se aperfeiçoa durante toda a vida. E vocês são esses artistas. Vocês recebem um bloco de mármore e vão esculpindo até transformar em cidadão.”
 
Para o pastor Marcos Davi, os educadores influenciam os estudantes de maneira positiva ao propiciar o conhecimento e a troca de informações. “Vocês não só preparam para o mercado, mas também para a vida.”
 
A secretária de Educação e Cidadania agradeceu os servidores pelo apoio às iniciativas da administração e o empenho em atingir os objetivos de procurar oferecer uma educação de melhor qualidade às crianças.