Arte nos Bairros inova para oferecer mais oficinas nas regiões
01/02/2017
Aluno em oficina de arte
Aluno em oficina de arte Foto: Divulgação

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Beat Box, dublagem, customização de roupas, criação de conteúdo e vídeo para redes sociais são algumas das 14 novas oficinas que vão complementar e diversificar ainda mais o programa Arte nos Bairros, proposta da Prefeitura de São José dos Campos para levar mais atividades culturais para todas as regiões da cidade neste ano.

Com conteúdos que visam atender o maior número possível de pessoas, o programa trouxe como novidade também as oficinas de vitrinismo, poesias em libras, cultivo de plantas em pequenos espaços, técnicas de contação de histórias, circo e aéreos, stop motion, culinária brasileira e memória, gestão cultural e aulas para quem deseja ser DJ.

Outra mudança é que os cursos serão oferecidos no nível básico e intermediário. Assim, o aluno pode ter uma formação mais completa.

O programa prevê atender mais de 8 mil pessoas nas Casas de Cultura. E uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo vai possibilitar ampliar a oferta de cursos para a população ainda neste primeiro semestre.

Credenciamento

Nesta quarta-feira (1º), a Fundação Cultural Cassiano Ricardo abriu o credenciamento das pessoas interessadas em prestar serviços artísticos e culturais durante o ano para o programa. A data final para fazer a inscrição é 15 de fevereiro. O edital está na página de cadastro de prestadores

Pode participar do credenciamento qualquer prestador de serviço artístico, sendo microempreendedor individual ou pessoa jurídica de natureza cultural (empresa, associação ou cooperativa), com sede preferencial em São José dos Campos, Vale do Paraíba e região.

Os projetos podem ser apresentados para diferentes áreas artísticas e culturais, como música, dança, teatro, audiovisual, circo, manifestações da cultura popular, artesanato, artes visuais, literatura, patrimônio cultural, cultura da infância, cultura digital, gestão cultural, luteria.

As inscrições devem ser efetuadas com o preenchimento da ficha de inscrição encaminhada com os documentos previstos no edital, em envelope identificado e protocolado pessoalmente na secretaria geral da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (Avenida Olivo Gomes, 100, Santana) ou enviadas pelo correio (caixa postal 152, CEP 12245-970. Também é necessário que o interessado faça o cadastro de prestadores de serviço pelo site. Caso seja de São José dos Campos, o cadastro é na plataforma Lugares da Cultura.

O programa Arte nos Bairros possibilita o acesso da população ao aprendizado e exercício da arte por meio de diferentes oficinas culturais, estendendo as atividades ligadas aos bairros e distritos em diversas regiões de São José. As aulas terão início no dia 20 de março.