Balanço registra baixa circulação do vírus da dengue em São José
03/02/2017
Agentes vistoria imóveis no Putim para eliminar criadouros do mosquito
Os agentes de combate a endemias visitaram 5 bairros do Putim e auxiliaram os moradores a descartar objetos e eliminar criadouros Foto: Jouvani Reis/PMSJC

Secretaria de Saúde

Há uma baixa circulação do vírus da dengue em São José dos Campos. Essa é a avaliação da Prefeitura, segundo o mais recente balanço da doença, divulgado na sexta-feira (3).

De acordo com o relatório, São José registrou no mês passado 43 casos positivos de dengue, sendo 3 autóctones - contraídos na cidade - e 3 importados. Os demais (37) estão em fase de definição do local provável de infecção.

O número é bem inferior ao encontrado no mesmo período do ano passado. Em janeiro de 2016 foram 252 casos.

A maior incidência é na região sudeste, com 14 casos, seguida das regiões sul (11), leste (8), norte (7), centro (2) e oeste (1). Neste ano, foram registrados 4 casos de chikungunya - todos importados - e nenhum de zika.

Mesmo com a redução dos casos em janeiro, a Prefeitura deflagrou uma grande campanha de combate ao Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A iniciativa visa manter a população em alerta total, uma vez que esta época do ano é a mais propícia à proliferação do inseto.

No sábado (4), a Prefeitura realizou o primeiro arrastão do ano de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Sessenta e quatro agentes visitaram cinco bairros da região do Putim, na zona sudeste - Jardim Santo Onofre, Vila Iracema, Jardim São Judas, Residencial Juriti e Conjunto Residencial da Polícia Militar -, totalizando 48 quadras e aproximadamente 3 mil imóveis.

Na próxima semana, será divulgado o resultado da primeira avaliação de densidade larvária de 2017, feita em todas as regiões da cidade. O objetivo do trabalho é checar os níveis de infestação de larvas do Aedes aegypti e nortear futuras ações de combate ao mosquito.