Unidades básicas de saúde adotam agendamento livre
03/02/2017
Unidade básica de saúde de Eugênio de Melo
A unidade básica de Eugênio de Melo, que também foi a primeira a receber o projeto UBS Resolve Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

A Prefeitura adotou novos procedimentos para a população agendar consultas médicas nas unidades básicas de saúde do município.

As UBSs agora trabalham com o agendamento de consultas livres, sem data determinada. A medida, que passou a vigorar em janeiro, visa melhorar o atendimento de prevenção e a promoção à saúde dos moradores.

Anteriormente, as consultas eram agendadas dentro do próprio mês, em um único dia, ocasionando, muitas vezes, grandes filas. Com a agenda aberta, a população pode se dirigir à unidade em qualquer dia do mês para escolher a melhor data e horário da consulta.

Outra determinação é a realização obrigatória de acolhida, pelos profissionais de enfermagem, visando priorizar as consultas que se fizerem necessárias. As gerências também foram orientadas a não estipular data específica, devendo ser diariamente.

As mudanças possibilitarão diagnosticar a real demanda de consultas, com vistas a futuras adequações no sistema, como o combate ao abstencionismo, hoje em torno de 25%. Em 2016, foram realizadas 407.372 consultas básicas ambulatoriais nas unidades de saúde.

A Prefeitura reforça que a população também deve estar consciente das próprias obrigações, evitando faltar às consultas ou avisando com antecedência sobre a ausência, uma vez que a vaga agendada pode ser atribuída a outro paciente.

O município dispõe de 40 unidades básicas de saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.