Primeiro balanço do UBS Resolve tem resultados positivos
06/02/2017
UBS
A UBS de Eugênio de Melo realiza em média 1.700 consultas por mês. Conta com 7 médicos, sendo 5 da Estratégia de Saúde da Família Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

Desde que foi implantado, no dia 25 de janeiro, o sistema de coleta de exames de sangue dentro da própria unidade básica de saúde de Eugênio de Melo já realizou 201 procedimentos, uma média de 22 por dia útil. Este é o primeiro balanço divulgado pela Prefeitura do programa UBS Resolve, uma das ações para melhorar o atendimento na área da saúde pública.

A unidade de Eugênio de Melo é a primeira a receber o programa. A escolha se deu em razão da longa distância até um posto do laboratório Valeclin, parceiro da Prefeitura. Com a coleta realizada dentro da própria unidade, o paciente evita deslocamento, sai da consulta com a data e hora marcada para a realização do exame e tem o resultado em mãos no dia do retorno ao médico.

A coleta é feita diariamente, das 7h às 10h. Os exames são coletados pelos profissionais da unidade e processados pelo Valeclin. Com o novo procedimento, quando o médico gerar um pedido de exame, o paciente poderá fazê-lo na própria unidade, com rapidez e sem burocracia.

A UBS de Eugênio de Melo realiza em média 1.700 consultas por mês. Conta com sete médicos, sendo cinco da Estratégia de Saúde da Família, um ginecologista e um pediatra. A média de espera para a primeira consulta é de 10 dias para ginecologia e obstetrícia e pediatria. Para clínica geral, não há espera, pois os profissionais visitam os pacientes em casa.

O programa Estratégia Saúde da Família da unidade tem 6 equipes (um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde).

A possibilidade de realizar o exame na própria UBS é apenas uma das propostas do programa, que traz um novo conceito de atendimento, alicerçado em três princípios: sustentabilidade, eficiência e resolutividade.

A Prefeitura também adotou novos procedimentos para agendamento de consultas médicas nas unidades básicas, que passaram a trabalhar com o agendamento livre. Anteriormente, as consultas eram agendadas dentro do próprio mês, em um único dia, muitas vezes ocasionando grandes filas. Com a agenda aberta, a população pode se dirigir à unidade em qualquer dia do mês para escolher a melhor data e horário da consulta.

Outra determinação da Secretaria de Saúde é a realização obrigatória de acolhida, pelos profissionais de enfermagem, visando a priorização das consultas que se fizerem necessárias.

Coletas na UBS de Eugênio de Melo

25 de janeiro – 5
26 de janeiro – 12
27 de janeiro – 29