Alunos voltam às aulas e recebem novo material escolar
06/02/2017
Alunos da Escola Municipal Palmyra Santanna
Os alunos da Escola Municipal Palmyra Santanna, na Vila Industrial, começaram o ano letivo com o novo material escolar Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

As aulas na rede municipal de São José dos Campos começaram nesta segunda-feira (6). Aproximadamente 65 mil estudantes do ensino infantil, fundamental e de jovens e adultos estão de volta para encarar os estudos em 148 escolas mantidas pela Prefeitura.

Logo no primeiro dia do ano letivo, todos os alunos receberam o material escolar, distribuídos pela Prefeitura. Os materiais foram montados nas próprias unidades escolares no fim de semana por voluntários - professores, diretores e outros servidores.

No ensino fundamental, incluindo o projeto de educação de jovens e adultos, foram atendidos 39.514 alunos. Eles ganharam cadernos, lápis, canetas, borracha,  apontador, transferidor de 180 graus, esquadros de 45 e 60 graus, giz de cera, lápis de cor, entre outros materiais essenciais para o ensino pedagógico.

Os materiais foram comprados em licitação pública por R$ 1,2 milhão, com uma economia de R$ 700 mil em relação ao certame da administração anterior, que foi de R$ 1,9 milhão.

Para a educação infantil, as 26 mil crianças receberam papel colorido, sulfite, pincéis, giz de cera, caneta esferográfica, lápis de cor, fita crepe e fita colorida. Todos esses materiais já estavam no estoque da Educação para uso dos alunos.

Pinheirinho

A acolhida aos estudantes foi marcada por muita alegria no recomeço das atividades em todas as escolas. No novo residencial Pinheirinho dos Palmares, na região sudeste, os alunos do ensino fundamental dos três turnos - manhã, tarde e período vespertino - foram recepcionados pela equipe de educadores e servidores e já estão estudando na unidade escolar do bairro, que funciona numa estrutura modular.

Até o momento 867 alunos já foram cadastrados no ensino fundamental (além de 160 na pré-escola e 48 na creche, que funcionam em áreas próximas). Mas os pais ainda podem fazer a matrícula. É preciso procurar a escola no bairro e levar documento da criança e comprovante de endereço.

Os moradores do Pinheirinho dos Palmares contam com mais opções de horários para levar os filhos à escola. Com três ônibus a mais nas linhas 212 (Putim-Terminal Central) e 302 (Putim Via Tamoio-Praça Afonso Pena), a oferta de horários foi ampliada para facilitar o deslocamento de mais de 1.400 famílias que residem no local e utilizam o transporte público.

Na manhã desta segunda-feira (6), a operação com os novos horários foi feita em caráter de teste para ajustar a tabela à demanda de passageiros. Na sequência, as tabelas oficiais serão disponibilizadas no site da Prefeitura para consulta.