Onda verde começa a ser restabelecida nos semáforos
07/02/2017
Avenidas principais
Os veículos, que antes paravam em vários semáforos, conseguem transpor a via com mais segurança, sem precisar parar em vários cruzamentos Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura está retomando o funcionamento da chamada onda verde nos principais cruzamentos da cidade. Esse era um compromisso do atual governo, que atende as reivindicações dos motoristas que pediam a revisão do tempo dos semáforos para melhorar o trânsito na cidade.

Desde o início de fevereiro, técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana estão trabalhando na reprogramação e ajustes dos equipamentos com objetivo de dar mais fluidez ao trânsito e trazer segurança aos motoristas.

Na região central, os semáforos das avenidas João Guilhermino, José Longo e 9 de Julho já contam com o sistema atualizado, permitindo que em uma mesma via os equipamentos permaneçam abertos para os veículos durante um determinado tempo, em sincronia e sem interrupções.

Com isso, os veículos, que antes paravam em vários semáforos, conseguem transpor a via com mais segurança, sem precisar parar em vários cruzamentos, o que gera maior fluidez ao tráfego. Além da qualidade no trânsito como um todo, o sincronismo também proporciona economia de combustível e melhoria da qualidade do ar.

Cerca de 50 cruzamentos serão sincronizados na onda verde em toda cidade. Após a conclusão da região central, prevista para o fim de fevereiro, os próximos locais contemplados pela melhoria serão as avenidas Juscelino Kubitschek (região leste), Andrômeda e Estrada Velha Rio-SP (estas duas na zona sul).

A programação é feita na Secretaria de Mobilidade Urbana por meio de um sistema e depois é encaminhada à equipe de sinalização viária para ser implantada manualmente nos semáforos.