Atletas paralímpicos iniciam avaliação física para a temporada
08/02/2017
Atletas da equipe de goalball e equipe de avaliação física no Centro da Juventude
A equipe de goalball (modalidade paralímpica para deficientes visuais) fez as medidas de antropometria no Centro da Juventude Foto: Arthur Marega/Instituto Athlon

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

As equipes paradesportiva e dos idosos que representam São José dos Campos entram no ritmo de preparação para as competições da temporada. O primeiro passo é verificar como está a condição corporal depois do recesso entre o fim do ano passado e o começo de 2017.

Em fevereiro, o Centro de Medidas e Avaliação Física (Cmaf), mantido pela Prefeitura, está com agenda de atendimento a esses atletas. Os primeiros a fazer as avaliações foram os times de goalball e vôlei sentado, que são federadas pelo Instituto Athlon e recebem apoio da Prefeitura.

Na terça-feira (7), as duas equipes estiveram no Centro da Juventude e fizeram a avaliação antropométrica, que consiste em aferição do peso, da estatura, das circunferências - de braços, tórax, abdômen, cintura e coxas - e dobras cutâneas. Com esses dados, o técnico ou preparador físico pode programar melhor os treinamentos dos atletas.

Os próximos a passar pelas medições da equipe técnica do Cmaf são os idosos com vida esportiva ativa. Na manhã desta quinta-feira (9), também no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jardim América) será a vez dos integrantes da delegação joseense que participa dos Jogos Regionais do Idoso (Jori).

A programação segue na segunda-feira (13) à noite, com participantes de grupos de ginástica das unidades esportivas da cidade. Os jogadores da equipe de vôlei sentado (dia 15, à noite) e os atletas idosos (dia 17, de manhã) voltam ao Centro da Juventude para complementar as avaliações.

O Cmaf também atende gratuitamente a população, com diversos tipos de testes para avaliar a condição física e composição corporal. Cada sessão dura aproximadamente 40 minutos, com entrega dos resultados no mesmo período.

Os interessados devem agendar o horário com antecedência pelo e-mail cmaf@sjc.sp.gov.br, por telefone ou no próprio local. O atendimento é de segunda a sexta-feira, em escalas de horário conforme o núcleo.

São três unidades, localizadas nas regiões sul, norte e leste. Os telefones para informações e agendamento são 3932-8650 (Centro da Juventude), 3941-6813 (Casa do Jovem) e 3923-2538 (Estádio Martins Pereira).