Região sul recebe ação para reduzir número de acidentes
10/02/2017
Blitz educativa de trânsito na Estrada Velha
A blitz educativa de trânsito foi realizada na Estrada Velha e teve parceria da Polícia Rodoviária Estadual nas abordagens Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta sexta-feira (10) mais uma ação educativa de trânsito com foco nos motociclistas. Desta vez, a abordagem ocorreu na região sul, onde está concentrada a maior parte das ocorrências com motocicletas.

De janeiro a julho do ano passado foram registrados cerca de 380 acidentes com motos na cidade, 30% deles na zona sul.
Para reduzir esse número, a primeira ação será na Estrada Velha Rio-São Paulo, importante corredor da região. A blitz terá apoio da Polícia Rodoviária Estadual, órgão responsável pela fiscalização no local, que integra o grupo de parcerias feitas pela Prefeitura para promover a segurança nas ruas da cidade.

Além de orientar sobre uso dos equipamentos de proteção e atitudes seguras ao pilotar a motocicleta, os policiais e educadores reforçaram o alerta em relação ao cuidado com quem anda a pé. Em julho de 2016, dos 27 pedestres atropelados e, São José, 9 foram por motociclistas, índice significativamente alto, considerando a proporção de carros e motos no município. De acordo com dados do Detran SP/2015, a frota de automóveis é cinco vezes maior que a de motos.

Essa foi a terceira blitz deste ano. Nas ações anteriores, realizadas na Via Dutra e Avenida Olivo Gomes (região norte), cerca de 200 condutores receberam orientações.