Campanha de trânsito tem super-herói na porta das escolas
13/02/2017
Campanha de trânsito na saída dos alunos da Escola Municipal Mariana Teixeira
A equipe de educadores, agora com o mascote Homem Aranha, orienta pais e alunos sobre atitudes corretas para evitar acidentes Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos começou nesta segunda-feira (13) a campanha de educação de trânsito do período da volta às aulas. A Escola Municipal Mariana Teixeira, no Jardim Telespark (região norte), foi a primeira a ser visitada. Foram abordadas cerca de 200 pessoas, entre pais e estudantes.

Desta vez, os educadores têm o reforço especial de um ator vestido de Homem-Aranha. A equipe dá orientações sobre atitudes responsáveis, visando aumentar a segurança e evitar acidentes no trajeto para a escola.

Travessia segura, uso adequado das cadeirinhas e respeito à proibição de parar em fila dupla serão os principais assuntos a ser tratados pelo personagem durante a atividade. Além da orientação, o super-herói também dará bons exemplos, como conduzir os estudantes até a faixa de pedestres pela calçada, mostrando que pequenas escolhas fazem toda a diferença para a organização e segurança no trânsito.

Uma carta que ressalta o papel dos pais para o bom comportamento das crianças também será entregue aos responsáveis durante a ação. A orientação segue até quinta-feira (16) e pretende levar informação a cerca de duas mil pessoas da comunidade escolar.

Em histórias em quadrinhos e filmes, o super-herói tem a função de proteger e salvar vidas. Já no cotidiano, essa tarefa é exercida pela família. “A mensagem que queremos deixar é de que os pais são os verdadeiros heróis, a referência dos filhos, e que o bom exemplo dado por eles é a melhor forma de ensinar as crianças a cuidar da própria segurança”, explica a coordenadora pedagógica do setor de educação para o trânsito, Cidinha Martins.