Cidade recebe mais 3 mil doses da vacina contra a febre amarela
13/02/2017
Aplicação de vacina na unidade básica de saúde da Vila Maria
A imunização é prioritária para as pessoas que residem em áreas endêmicas ou vão viajar para locais onde ocorrem surtos da doença Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

Mais 3 mil doses da vacina contra a febre amarela estão disponíveis para a população desde esta terça-feira (14) em cinco unidades básicas de saúde do município: Vista Verde (leste), Vila Maria (centro), Santana (norte), Jardim Satélite e Morumbi (sul).

Na semana passada, a Prefeitura recebeu um lote regular de 2.400 doses, que acabaram em dois dias. Só neste mês, já foram aplicadas 5.400 vacinas. Em janeiro, foram 5.710 disponibilizadas para a população.

Para evitar a perda das doses, já que a vacina tem validade de apenas seis horas após a abertura do frasco, o horário de aplicação é das 10h às 16h.

A imunização contra a febre amarela é prioritária para as pessoas que residem em áreas endêmicas ou vão viajar para locais onde ocorrem surtos da doença, como Minas Gerais, noroeste de São Paulo e estados do Norte e Nordeste.

Em São José dos Campos houve registro de apenas um caso importado, de moradora de 53 anos que contraiu a doença porque visitou uma área de mata em Minas Gerais.

Embora não existam outros casos suspeitos no município, a Prefeitura está realizando um monitoramento dos pacientes com sintomas diversos que viajaram para as regiões onde estão ocorrendo os casos.

Este monitoramento compreende a ação contra os mosquitos nas áreas frequentadas pelo paciente e a solicitação do exame para febre amarela entre os testes solicitados para elucidação da doença apresentada.