Altave instala centro de pesquisa no Parque Tecnológico
16/02/2017
Parque Tecnológico de São José dos Campos: centro dedicado às áreas de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo
Parque Tecnológico de São José dos Campos: centro dedicado às áreas de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

O Parque Tecnológico tem uma nova empresa residente. A Altave, que já era associada ao Cluster Aeroespacial e de Defesa desde 2012, agora passa a residir como pós-incubada no Centro Empresarial 1. Ela inaugurou na terça-feira (14) o ambiente de pesquisa e administração e projeta expansão dos negócios nessa nova fase.

“A instalação no Parque Tecnológico permitirá um crescimento estruturado e estratégico”, disse o diretor da Altave, Leonardo Mendes Nogueira. Ele lembra que em dois anos a empresa passou de 6 para 30 funcionários em uma atuação concentrada na área de defesa e segurança. “Agora queremos diversificar, e a grande aposta está na área civil, principalmente no agronegócio.”

Criada em 2011 por engenheiros recém-formados pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), a Altave é fabricante de aeróstatos, nome dado para aeronaves mais leves que o ar. Os balões da empresa são usados para monitoramento e radiocomunicações, levando nas plataformas um conjunto de câmeras e equipamentos eletrônicos embarcados.

Nos Jogos Olímpicos do ano passado, quatro balões da Altave fizeram o monitoramento do evento em auxílio às forças de segurança. Essa atividade trouxe visibilidade e fortaleceu imagem da empresa, que se tornou reconhecida pela qualidade e inovação dentro do cenário mundial.

Para o Parque Tecnológico, a instalação e a participação da empresa no cluster são motivos de orgulho para a instituição, cujo objetivo é promover ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo.