Campanha alerta sobre doenças sexualmente transmissíveis
16/02/2017
Agentes comunitários de saúde distribuíram material informativo e de conscientização em frente à Praça Afonso Pena, no Centro Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Saúde

A Prefeitura programou uma série de ações de conscientização da população sobre a prevenção e o controle doenças sexualmente transmissíveis, aids e hepatites virais durante o período de carnaval. O objetivo da campanha, que começou na segunda-feira (20), é sensibilizar as pessoas, sobretudo as mais jovens, para evitar os riscos.

A sensibilização do público será feita por agentes comunitários de saúde, que distribuirão cartilhas explicativas sobre as formas de contágio e transmissão das doenças. Até terça-feira (21), eles estarão em frente ao COI (Praça Afonso Pena, no Centro), das 8h às 17h, distribuindo preservativos masculinos e material informativo.

Essa ação prossegue na quarta e quinta-feira (22 e 23), no Terminal Central (Rodoviária Velha), e na sexta (24) no Terminal Intermunicipal (Rodoviária Nova), sempre das 8h às 17h.

A campanha compreende ainda a distribuição de 25 mil leques nos clubes onde serão realizados bailes carnavalescos (Clube de Campo Santa Rita, Luso Brasileiro, Assem e Espaço Cassiano Ricardo), contendo material informativo sobre as formas de transmissão do vírus da aids.

As unidades básicas de saúde também receberão material educativo e reforço de preservativos para distribuição dirigida e gratuita ao público-alvo da campanha. Durante toda a semana, esses locais vão intensificar a divulgação sobre aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.