Ações no Carnaval orientam motoristas a dirigir sem beber
23/02/2017
Ação educativa no Paço Municipal
Na entrada do Paço Municipal, a equipe de educadores de trânsito fez a campanha educativa para servidores e munícpes Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos vai promover diversas ações do programa Lei Seca com foco no feriado de Carnaval. O objetivo é levar orientação aos motoristas sobre os riscos da mistura de álcool e direção e estimular formas alternativas de voltar para casa durante o período de folia.

A primeira abordagem foi realizada na quinta-feira (23), na entrada do Paço Municipal. Cerca de 500 bafômetros descartáveis foram distribuídos a funcionários e munícipes que passaram pelo local. Além de entregar o aparelho, os educadores também orientaram sobre a importância de atitudes seguras para evitar acidentes.

Durante os quatro dias de festa, o programa estará presente nos principais clubes da cidade. Haverá um display vazado para foto, que conta com dois personagens do Carnaval: a passista e o sambista. A proposta  é lembrar os foliões, de forma bem humorada, sobre o respeito à Lei Seca, além de permitir que os próprios frequentadores façam a divulgação da ação educativa nas redes sociais.

As blitze realizadas em parceria com a Polícia Militar também integram as ações do programa neste período e serão realizadas em pontos estratégicos da cidade para promover a segurança nas ruas durante o feriado.

A ações de Lei Seca são realizadas semanalmente em bares e locais de shows ou durante blitze educativas. Desde que foi criado, o programa registrou redução de 65% no número de acidentes noturnos às quintas e sextas-feiras e aos sábados, período em que há maior consumo de bebida na cidade.