Urbam captura escorpiões e faz reparos no cemitério de Santana
24/02/2017
Mutirão captura escorpiões no cemitério de Santana
Na incursão pelo Cemitério Maria Peregrina, o esquadrão montado pela Urbam vasculhou todas as frestas em busca dos aracnídeos Foto: Jouvani Reis/PMSJC

Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

A Urbam iniciou na quinta-feira (23) uma série de medidas para conter a proliferação de escorpiões nos cemitérios públicos da cidade. À noite, foi realizado um mutirão no Cemitério Maria Peregrina, em Santana, que capturou 557 animais.

Também foram executadas outras medidas de reparos e manutenção da área. Um dos trabalhos foi a retirada do revestimento antigo do muro, que servia de esconderijo para os aracnídeos.

A iniciativa foi elogiada na comunidade. Para Francisca de Paula Amaral Alvarenga, a Prefeitura foi rápida em atender a solicitação dos moradores e executar o serviço. “Sofremos há três anos com este problema.”

Darlene Landim Amaral também ficou contente com o início da manutenção no cemitério, principalmente para evitar os riscos de picadas. “Estamos mais tranquilas agora porque a Prefeitura está realmente trabalhando para resolver este problema.”

A incidência maior de escorpiões, que têm hábito noturno, ocorre no período de verão. A infestação tem afetado várias cidades brasileiras. De acordo com o Manual de Controle de Escorpiões, a captura é a melhor forma de controle desses animais peçonhentos.

Por isso a empresa designou uma equipe fixa de funcionários, que vai atuar todos os dias, incluindo finais de semana, das 14h às 23h. O objetivo é intensificar o trabalho de controle da praga urbana.

Os animais capturados vivos são encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses. Técnicos do Instituto Butantã, de São Paulo, vêm até a cidade para recolhê-los. Os escorpiões-amarelos (Tityus serrulatus) são utilizados para extrair o veneno para fabricação de soro.

É importante que a população colabore com as ações preventivas, cuidando das áreas internas e externas das casas. É preciso eliminar restos de materiais de construção, entulho e lixo, além de manter a casa sempre limpa. As famílias proprietárias de jazigos serão notificadas para fazer a manutenção e eliminar as frestas onde os escorpiões se alojam.