Ação visa identificar pessoas com suspeita de tuberculose
24/02/2017

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

No período de 2 a 20 de março, toda a área da saúde de São José dos Campos será mobilizada para intensificar a busca ativa de pessoas com quadro suspeito de tuberculose. Participarão do esforço as unidades básicas, equipes da Estratégia de Saúde da Família, os serviços privados e outros parceiros, como as unidades da Casa do Idoso e o Poupatempo.

O objetivo da ação é identificar indivíduos que estão com tosse há mais de três semanas e podem ser portadores do bacilo da tuberculose sem conhecimento do diagnóstico e da condição de transmissor da doença.

A estratégia será levantar a demanda, por meio de ações educativas ou individuais, e aproveitar a presença dos usuários nos serviços para colher a primeira amostra de escarro no momento da abordagem e programar a coleta da segunda para o dia seguinte. A campanha também visa dar informações à população a respeito da doença, com orientações sobre sinais e sintomas e formas de prevenção.

A intensificação da busca ativa do sintomático respiratório ocorre em duas fases, sendo que a segunda será no próximo semestre, em data a ser definida. No dia 24 de março comemora-se o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

As pessoas com diagnóstico de tuberculose são acompanhadas no Centro de Tratamento e Prevenção em Tisiologia, Dermatologia Sanitária e Lesões, da Prefeitura, com tratamento totalmente gratuito. Em 2016, as unidades da Secretaria de Saúde monitoraram 163 pacientes e alcançaram, no mesmo período, 85% de cura em média.