Carnaval de rua joseense encerra a folia em Eugênio de Melo
27/02/2017
Crianças na matinê em Eugênio de Melo
Na matinê, realizada na segunda-feira (27), as crianças se divertiram com as brincadeiras promovidas na praça central do distrito Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Governança

Eugênio de Melo fechou nesta terça-feira (28) a programação do Carnaval de rua de São José dos Campos. Além das marchinhas, do som eletrônico e desfile do bloco Carnamelo nos dois dias de folia, houve uma matinê com brincadeiras para as crianças na segunda-feira (27). Os eventos foram realizados no entorno da Praça Nossa Senhora da Conceição, no centro do distrito.

Organizado pela Prefeitura e com apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o Carnaval em São José dos Campos procurou resgatar o a tradição da festa popular de antigamente. Blocos populares nas ruas e marchinhas garantiram diversão e alegria para as familias, que participaram dos eventos.

Além de Eugênio de Melo, foram realizadas atividades nas unidades da Casa do Idoso, no centro da cidade, com o desfile do bloco Pirô Piraquara, no Parque Vicentina Aranha e em São Francisco Xavier,.

Os frequentadores das quatro Casas do Idoso foram os primeiros a entrar em cena na folia. Do dia 20 ao 24, os idosos participaram de aulas de ritmos, danças temáticas e bailes carnavalescos, celebrando a festa popular com muita disposição e alegria.

No sábado (25), o Pirô Piraquara, que havia aberto oficialmente o Carnaval na quinta-feira (23), comandou novamente os foliões. O grupo se concentrou na Travessa Chico Luiz e saiu em desfile pelas ruas do Centro. Em seguida vieram os blocos populares e integrantes da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos.

Sem parar, a festa continuou no mesmo dia em São Francisco Xavier e foi até domingo (26). Nos dois dias, moradores e visitantes vestiram as fantasias e foram se divertir com as marchinhas e os blocos durante a tarde e noite no centro do distrito.

A turista Virginia Pagetti, de Ilhabela, que se refugiou na Mantiqueira para apreciar a folia local, elogiou a organização. "Participei do Carnaval na praça antes da saída do bloco Vai Vomita e Vorta. Apesar da chuva e constante entra e sai nos banheiros localizados sob o coreto, eles estavam impecáveis. Uma senhora de plantão manteve o banheiro das mulheres sempre limpo do começo ao final da festa. São nos detalhes que se reconhece um trabalho bem feito."