Região da Vila Industrial tem arrastão contra a dengue
03/03/2017
Agente de combate a endemias em vistoria no Motorama
Nas vistorias, os agentes auxiliam os moradores na retirada de objetos que podem acumular água e servir de criadouros do mosquito Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Saúde

A região leste de São José dos Campos recebe neste sábado (4) o quinto arrastão do ano de combate ao Aedes aegypti. Das 9h às 16h, os agentes do Centro de Zoonoses, da Prefeitura, vão visitar a Vila Industrial, o Jardim Ismênia, Copacabana, São Jorge, Valparaíba e as adjacências, totalizando 81 quadras e 3.361 imóveis.

O trabalho terá 71 agentes atuando na retirada do maior número possível de objetos que podem acumular água e fazem varredura contra o mosquito. Também é aplicado larvicida em criadouros fixos. Um caminhão passa recolhendo todo o material.

Nos quatro arrastões realizados neste ano, as equipes visitaram 10.723 imóveis, mas efetivamente vistoriaram 7.809, pois quase 3 mil estavam fechados ou desabitados. Foram recolhidos 3.580 quilos de material.

Os quatro primeiros arrastões ocorreram nas regiões sudeste (Putim e adjacências), centro (Jardim Esplanada, Apolo, Vila Ema, Vila Ady Ana e redondezas), leste (Motorama e Jardim São Vicente) e sul (Campo dos Alemães e Conjunto Elmano Ferreira Veloso).

No arrastão, a Prefeitura não recolhe móveis, como sofás e camas. Apenas os criadouros, aqueles objetos que podem juntar água e, por isso, representam perigo por favorecer a proliferação do mosquito.