Hospital Municipal ganha sala de medicação e coleta de exames
06/03/2017
Sala Amarela
O pronto-socorro tem um local destinado à coleta de exames, aplicação de medicamentos endovenosos e medicação de pacientes Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Saúde

Um local dentro do pronto-socorro destinado ao atendimento de pacientes que necessitam de medicação, coleta de exames e aplicação de medicamentos endovenosos. Essa é a Sala Amarela, instalada em fevereiro no Hospital Municipal de São José dos Campos, mantido pela Prefeitura.

Segundo a direção do hospital, a idealização do espaço nasceu da necessidade de um atendimento mais seguro, ágil e assertivo. A medida é fruto de estudos sobre o perfil de atendimento e a demanda da unidade.

“Essa mudança leva o local para mais próximo aos consultórios médicos e altera os fluxos de atendimento”, disse o superintendente do hospital, Carlos Maganha. Ele ressalta que o resultado é um atendimento mais ágil desde o início da chegada do paciente até a alta.

Paralelamente, foram implantadas medidas de racionalização do atendimento, como o protocolo que possibilita ao paciente ter o nível de dor classificado por métodos científicos. Na maioria dos casos, a situação pode rapidamente resolvida. É possível também levar o medicamento via oral para casa, de forma a complementar o tratamento.

O pronto-socorro do Hospital Municipal atende entre 800 a 1.200 pessoas por dia.