Atendidos recebem hipoclorito de sódio para limpeza das casas
07/03/2017
Limpeza de ruas
Com o objetivo de evitar a transmissão de doenças, as equipes de manutenção lavaram as ruas para tirar a lama e água das enchentes Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

A Secretaria de Saúde está disponibilizando para as famílias 160 galões de hipoclorito de sódio de 5 litros cada, utilizado para limpeza das casas. O produto também é utilizado para purificar a água para uso e consumo humano.

Os agentes comunitários de saúde estão orientando as pessoas a utilizar o hipoclorito, para evitar o manuseio e uso incorreto do material.

As unidades básicas de saúde mais próximas das regiões atingidas pela enchente já estão orientadas a prestar todos os esclarecimentos necessários aos moradores que tiveram contato com a água de chuva.

A roupa que tiver contato com a enchente deve ser lavada com água com cloro ou fervente . Os alimentos e remédios que foram molhados nas enchentes precisam ser descartados.

As pessoas precisam ficar atentas, sobretudo aos sintomas mais comuns da leptospirose, que é a doença causada pela urina dos ratos. Os principais sintomas, como febre, dor de cabeça e mal estar geral, costumam aparecer em até 21 dias após o contato com a água contaminada.

A água das enchentes também transmite outras doenças, como cólera, esquistossomose (barriga-d’água), hepatite A, diarreia, febre tifoide e dengue.

A orientação é que, diante de qualquer sintoma parecido, deve-se procurar orientação médica.