Novos caminhões vão realizar a coleta do lixo orgânico
13/03/2017
Novos caminhões da coleta de lixo
Os veículos são específicos para coletar resíduos um sistema, com compactador de lixo e sistema para acoplar dois containers Foto: Charles de Moura/PMSJC

Urbam

A Sustentare apresentou os novos caminhões que estão sendo utilizados na coleta de lixo orgânico em São José dos Campos. A operação teve início no último dia 2, com toda a frota zero quilômetro.

Ao todo, são 22 caminhões compactadores, 2 picapes e 1 poliguindaste (além de 3 caminhões reservas).

Os caminhões são específicos para realizar a coleta de resíduos. Eles tem um sistema compactador de lixo e outro para acoplar dois containers (lifter duplo).

O objetivo é prestar serviço com mais qualidade à população e por um preço menor.

A Sustentare venceu a concorrência pelo preço de R$ 132,89 por tonelada. A Prefeitura pagava R$ 155 pelo mesmo volume. A redução representa uma economia de R$ 11,5 milhões para os cofres públicos.

Coleta seletiva

A Urbam será a responsável pelo serviço de coleta seletiva em São José a partir do final de março. O objetivo é retomar a excelência no atendimento à população e reduzir custos para a Prefeitura.

O serviço no município vai voltar a ser referência nacional. São José foi uma das primeiras cidades a realizar o programa, em 1990, e chegou a ter um dos maiores índices coletados no país por habitante.

A coleta seletiva garante economia dos recursos naturais usados na fabricação de produtos e contribui para reduzir o volume de resíduos dispostos no aterro sanitário, aumentando a vida útil. Também colabora para a geração de emprego e renda para muitos trabalhadores.