Catadores de material reciclável terão oportunidades de renda
15/03/2017
Representantes de cooperativas participam de reunião no Paço Municipal
No dia 10 de março, os representantes das cooperativas participaram de reunião no Paço Municipal para tratar do assunto Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gabinete

Cerca de 100 famílias que hoje vivem da coleta de material reciclável em São José dos Campos terão novas oportunidades de geração de renda na cidade. Prefeitura e cooperativas de reciclagem fecharam um acordo inédito para que os catadores assumam o Centro de Triagem da Urbam.

As atividades serão desenvolvidas a partir do dia 27 deste mês pelas cooperativas Alfa, Futura e catadores independentes.

Pela proposta, a Prefeitura vai locar o espaço e todo o maquinário da Urbam - sete prensas e duas esteiras - e ceder às cooperativas, que passarão a fazer a separação do lixo reciclável.

Atualmente, os catadores coletam até 160 toneladas por mês de material reciclável. No Centro de Triagem, a capacidade será de 1.100 toneladas, o que lhes proporcionará uma renda mensal de cerca de R$ 160 mil reais com a venda dos resíduos. Toda o valor será dividido entre os próprios cooperados.

Os funcionários da Urbam que atuam no Centro de Triagem serão reaproveitados em outras frentes de trabalho da empresa, como varrição, coleta, aterro e serviços internos.