Convênio com Governo do Estado visa reduzir acidentes
15/03/2017
Alunos da rede municipal posam para foto na campanha de trânsito durante a volta às aulas
A meta da parceria é proporcionar um trânsito cada vez mais seguro e humanizado nas ruas de São José dos Campos Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura assinou nesta terça-feira (14) uma parceria com o Governo de São Paulo que tem como meta reduzir pela metade o número de óbitos no trânsito da cidade até 2020. São José dos Campos passa a integrar o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, que terá auxílio estadual na estruturação da segurança viária do município.

Visitas para diagnóstico, construção de planos de ação com medidas preventivas e melhorias em relação à infraestrutura, fiscalização e educação para o trânsito serão algumas iniciativas a ser adotadas. Nessas ocasiões, a Prefeitura terá a oportunidade de apresentar os programas em andamento na cidade e propor novos projetos fundamentados em estatísticas.

Para fazer a gestão de todo o planejamento, será criado um Comitê de Segurança no Trânsito na cidade, que terá a participação dos órgãos e setores relacionados ao tema. Uma das tarefas é verificar as ocorrências para apurar as causas e propor soluções com vistas à redução de acidentes de mortes no trânsito.

O município já utiliza como uma das fontes de dados o Infosiga-SP, ferramenta disponibilizada pelo Governo do Estado para registrar o número de óbitos em decorrência de acidentes de trânsito. Também serão considerados para o mapeamento dos acidentes na cidade os dados colhidos pela Prefeitura, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

De acordo com o Infosiga, 95 pessoas morreram no trânsito em São José dos Campos. Os dados incluem óbitos ocorridos nas rodovias que cortam a cidade.