Fila do ultrassom obstétrico vai ser zerada até o final de abril
16/03/2017
A gestante Rayssa Ingrid dos Santos Silva é atendida pela médica Roseane Lopes no Provisão
Rayssa Ingrid dos Santos Silva, atendida pela médica Roseane Lopes no Provisão, ficou feliz ao descobrir que espera um menino Foto: Divulgação

Secretaria de Saúde

A Prefeitura está realizando uma força tarefa para zerar a fila de ultrassom obstétrico na rede pública de saúde. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a previsão é que até o final de abril os exames já estarão sendo realizados dentro do próprio mês da solicitação.

Foram readequados os contratos de prestação de serviços junto aos três hospitais que realizam os exames – Provisão, Hospital Municipal (Ambulatório da Mulher) e Antoninho da Rocha Marmo. Assim, neste mês de março, os três prestadores ampliaram a oferta, oferecendo 1.235 exames. Já em abril, a previsão é realizar 1.380 exames.

No início do mês, eram 2.470 pacientes à espera do exame. Nesta quinta-feira (16), o número já havia baixado para 1.297. O esforço para zerar a fila começou assim que a atual administração identificou uma demanda reprimida de 4 meses, comprometendo a saúde das mulheres e dos bebês.

Exames agendados em outubro do ano passado, por exemplo, estavam sendo realizados em fevereiro. Esse gargalo ocorreu porque nos últimos três meses do ano passado foram realizados apenas 1.090 exames, uma média de 363 por mês.

Com a readequação dos contratos, foi possível intensificar a marcação das consultas por meio da central de agendamentos do 156, para que a fila fosse reduzida no mais curto espaço de tempo possível.

O Ministério da Saúde preconiza a realização de apenas um exame durante o período de gestação, mas a Prefeitura, em seu protocolo, adota dois: um no primeiro trimestre, para identificar a idade gestacional, e outro no segundo trimestre, para verificar possíveis malformações fetais. Fica a critério do médico a solicitação de novos exames, sobretudo na gravidez de risco.

Grávida de 7 meses, Rayssa Ingrid dos Santos Silva, de 25 anos, esperou 4 meses e só nesta quinta-feira (16) conseguiu fazer o exame de ultrassom com a médica Roseane Lopes no Provisão.

Mãe de uma menina de 3 anos, Rayssa não escondia a felicidade ao descobrir que o segundo filho será um menino e está bem de saúde. “Estou muito feliz em saber que será menino”, disse ela, que teve uma gestação planejada e não pretende ter mais filhos.