Obra emergencial fechará cratera aberta pela chuva na Vila São Pedro
16/03/2017

Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

A Prefeitura de São José dos Campos anunciou a realização de obras emergenciais para o fechamento de uma cratera localizada no bairro Vila São Pedro, esquina da Rua Maranhão com a Avenida Benedito Matarazzo, região leste da cidade.

O desabamento do muro de arrimo que faz divisa com o Rio Cambuí, afluente do Rio Paraíba do Sul, ocorreu no dia 6 deste mês após as fortes chuvas registradas no local.

O incidente provocou uma erosão com cerca de 6 metros de profundidade e 7 metros de extensão. Segundo informações do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), neste dia choveu 56,42% do esperado para mês inteiro. A intensidade da chuva apurada chegou a 210,00 mm³/s, ou seja aproximadamente dez vezes a vazão de base do córrego.

De acordo com a Secretaria de Gestão Habitacional e Obras, a primeira parte do plano emergencial compreende a recuperação das instalações de galeria de águas pluviais, do muro de contenção e pavimento.

As obras serão contratadas em caráter emergencial. A Defesa Civil monitora constantemente o local em razão da possibilidade de chuvas fortes neste mês.