Avião Bandeirante no Santos Dumont começa a ser restaurado
16/03/2017
A primeira etapa foi a lavagem técnica do protótipo da aeronave, executada por servidores municipais, com ajuda de voluntários Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta quinta-feira (16) a lavagem técnica do protótipo do avião Bandeirante, da Embraer, no Parque Santos Dumont. O trabalho foi feito por servidores municipais, com a ajuda de voluntários e ex-funcionários (pintores e mecânicos) da empresa.

O avião é um ícone da indústria aeronáutica brasileira e essa ação integra um projeto de restauração da aeronave, que conta com o apoio da Embraer e do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).

Nesta sexta-feira (17), haverá uma reunião entre representantes da Prefeitura, Embraer e DCTA para planejar as próximas fases da restauração, que poderá incluir a remoção da aeronave a um hangar para que sejam feitos os serviços de revisão geral e pintura. A previsão é que os trabalhos durem cerca de 90 dias.

O Parque Santos Dumont está sendo revitalizado pela Prefeitura, que já realizou nos últimos 30 dias os serviços de limpeza das alamedas, roçada e podas das plantas. Também foi concluída, recentemente, a limpeza do lago do parque.

Parque

Localizado na Vila Ady Ana, região central da cidade, o Parque Santos Dumont ocupa uma área de 46.500 metros quadrados. Exibe vasta área verde e de lazer, com pista para caminhada e equipamentos de ginástica para prática de exercícios e corridas, quiosques com churrasqueiras, pista de skate e playground, entre vários outros atrativos.

No local também funcionam duas escolas municipais. Além do avião Bandeirante, o parque abriga outros modelos aeronáuticos, como a réplica do 14 Bis e maquetes de foguetes da família Sonda. Centenas de pessoas visitam o parque todos os dias.