Planejamento do programa Lei Seca reúne órgãos de segurança
16/03/2017
Representantes da Prefeitura, das policiais militares, do Corpo de Bombeiros e Detran participam de reunião
Representantes da Prefeitura, das policiais militares, do Corpo de Bombeiros e Detran definiram o cronograma de ações de fiscalização Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

A primeira reunião para definir o cronograma de ações do programa Lei Seca foi realizado nesta quinta-feira (16), no 1º Batalhão de Polícia Militar do Interior, em São José dos Campos, e contou com representantes da Prefeitura, policiais militares, Corpo de Bombeiros e agentes do Detran, que definiram datas e locais para as ações de fiscalização no município.

O objetivo é tornar as ações ostensivas e promover a mudança de comportamento por parte dos motoristas, que vão buscar alternativas seguras na hora de voltar para casa, aumentando a segurança nas ruas.

Além das blitze realizadas com a Polícia Militar, o programa também tem parceria das Polícias Estadual e Federal, o que garante a atuação da Lei Seca também nas rodovias que cortam a cidade.

Nos primeiros meses deste ano, foram realizadas operações na cidade em parceria com as polícias Militar, Rodoviária Estadual e Federal, Corpo de Bombeiros e Detran. Dos 320 motoristas abordados, 18 estavam dirigindo alcoolizados.

A ações de Lei Seca são realizadas semanalmente em bares e locais de shows ou durante blitze educativas. Desde que foi criado, o programa registrou uma redução significativa no número de acidentes noturnos às quintas e sextas-feiras e aos sábados, período em que há maior consumo de bebida.