Arrastão contra a dengue volta para a região sul neste sábado
17/03/2017
Agentes de combate a endemias durante arrastão no Motorama
Os agentes que atuam no mutirão fazem uma varredura para eliminar focos do mosquito e orientam a população a evitar criadouros Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Saúde

Neste sábado (18) acontece o 7º arrastão do ano de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Os agentes do Centro de Zoonoses da Prefeitura voltarão à região Sul, para visitar a Vila Nova Conceição, Vila São Bento, Vila Luchetti, Floradas de São José e Jardim Satélite, das 9h às 16h.

O trabalho terá 47 agentes atuando em 104 quadras e 4.200 imóveis, na retirada do maior número possível de criadouros do mosquito. Durante o arrastão, eles recolhem objetos que podem acumular água, além de fazer uma varredura contra o mosquito. Também é aplicado larvicida em criadouros fixos e um caminhão passa recolhendo todo o material.

Até o momento, nos seis arrastões realizados, foram recolhidos 5.540 kg de materiais, possíveis criadouros do mosquito. Participaram das ações 323 agentes e foram visitados 17.154 imóveis. Destes, 12.480 foram efetivamente trabalhados, pois alguns estavam fechados ou desabitados, o que corresponde a 72,8% de cobertura.

A região sul foi a que apresentou o terceiro maior índice de concentração de larvas do mosquito (1,5), de acordo com a primeira ADL (Avaliação de Densidade Larvária) do ano, realizada em janeiro. A média da cidade foi de 1,0, que representa estado de alerta em relação à infestação do mosquito Aedes aegypti. No final de fevereiro, na primeira visita à região Sul, os agentes estiveram no Campo dos Alemães e o Conjunto Elmano Ferreira Veloso.

Queda

Os casos de dengue registraram uma drástica queda este ano. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, houve uma redução de 85,27% dos casos em comparação com o mesmo período de 2016.

De 1º de janeiro até 8 de março, foram registrados 100 casos positivos, ante 679 no ano passado. Ações de prevenção, como os arrastões, têm contribuído de forma efetiva para a redução dos casos, na avaliação da Vigilância Epidemiológica do município. Neste primeiro semestre, estão programados 13 arrastões.

Mesmo com a situação sob controle, a Prefeitura continua intensificando as ações de combate ao mosquito e reforçando o pedido para que a população elimine os possíveis criadouros.