Blitz na entrada da Dutra orienta sobre riscos de álcool e direção
18/03/2017
Agente de trânsito orienta motorista durante abordagem na marginal da Via Dutra, sentido São Paulo-Rio de Janeiro, na saída do DCTA Foto: Divulgação

Secretaria de Mobilidade Urbana

O programa Lei Seca realizou uma operação na sexta-feira (17), entre 21h e 23h, na saída do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) para a marginal da Via Dutra, sentido Rio de Janeiro, na região central. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos e a Polícia Rodoviária Federal.

A blitz abordou 25 condutores. Um deles foi autuado por se recusar a fazer o teste de alcoolemia (concentração de álcool no sangue). Neste caso, o motorista está sujeito às mesmas penalidades administrativas aplicadas àquele que é flagrado por estar dirigindo alcoolizado: multa e recolha do veículo.

Com foco em prevenir acidentes de transito, a ação orienta motoristas e motociclistas sobre o perigo de combinar álcool e direção.

Nos primeiros meses deste ano, foram realizadas operações na cidade em parceria com as polícias Militar, Rodoviária Estadual e Federal, Corpo de Bombeiros e Detran. Dos 320 motoristas abordados, 18 estavam dirigindo alcoolizados.

A ações de Lei Seca são realizadas semanalmente em bares e locais de shows ou durante blitze educativas. Desde que foi criado, o programa registrou uma redução significativa no número de acidentes noturnos às quintas e sextas-feiras e aos sábados, período em que há maior consumo de bebida.