Evento internacional de ciências inspira crianças e adultos
20/03/2017
Na sexta-feira (17), quase 400 alunos da rede municipal de ensino de São José dos Campos participaram de palestras e oficinas gratuitas Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 5 mil pessoas passaram pelo Centro de Formação do Educador, em São José dos Campos, neste final de semana, para conferir as novidades apresentadas no Science Days, evento de ciências e tecnologia organizado pelo Instituto Alpha Lumen.

Na ocasião, alunos de escolas técnicas e universidades puderam expor diversos projetos das áreas de aeronáutica, robótica e automobilismo, destacando a influência dos avanços tecnológicos no estímulo ao empreendedorismo.

Na sexta-feira (17), quase 400 alunos da Rede Municipal de Ensino de São José dos Campos viveram um dia de jovens cientistas, participando de palestras e oficinas gratuitas e desenvolvendo o gosto pela ciência.

Gosto esse que já faz parte do dia a dia de Tobias Bernardo Franco, aluno do 9º ano da Escola Municipal Ana Berling Macedo. Ele acompanha os campeonatos internacionais de robôs e, aos 14 anos, já se imagina atuando nessa área. “A robótica é uma grande paixão e poder ampliar meus conhecimentos e me especializar nessa área futuramente será uma realização”, destaca o jovem.

Rafaela Flauzino de Lima, 13 anos, acompanha as novidades tecnológicas na área de games e espera poder unir seu hobby a sua carreira no futuro. “Cada vez mais vemos os games ganhando espaço no país e no mundo, com campeonatos e grandes prêmios. O desenvolvimento dos jogos me agrada muito e quero aprender mais sobre esta área”, conta a estudante do 9º ano da Escola Municipal Vera Lúcia Carnevalli Barreto.

Estiveram presentes no evento o diretor do Kennedey Space Center (da Nasa), George Francis Gabrielle; o cofundador da empresa espacial brasileira Airvantis, Lucas Fonseca; a professora Maria Elizete Kunkel, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); e o pesquisador Carlos Alexandre Wuensche, do Inpe.

O Science Days foi inspirado no Dia do Espaço da Flórida (Estados Unidos) e é uma oportunidade para a educação e sensibilização sobre a importância da ciência e tecnologia, indústria aeroespacial e seus impactos na economia. O Instituto Alpha Lumen foi selecionado pelo Conselho da BFCC (Brazil-Florida Chamber of Commerce) e a Nasa (Agência Espacial Americana) para organizar o evento.