Santa Casa recebeu 50 pacientes em um mês
21/03/2017
Hospital da Santa Casa
A Santa Casa passou a atender os encaminhamentos do Hospital Municipal para as internações de clínica médica Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

Um mês após o anúncio da parceria com a Prefeitura, a Santa Casa de São José dos Campos já internou 50 pacientes de clínica médica encaminhados pelo Hospital Municipal, por intermédio da Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), do Governo do Estado. A parceria é um grande avanço para a cidade na oferta de vagas na rede pública de saúde, pois ajuda a desafogar o atendimento do HM.

“Com o tempo e o entrosamento maior das equipes médicas, a tendência é que esse número aumente. Devido à grande demanda de pacientes internados no HM, esse novo fluxo abre espaço para a redução da superlotação e o restabelecimento da real vocação do HM, que é cirúrgica”, disse o diretor do Hospital Municipal, Carlos Maganha.

O Hospital Municipal é o maior do Vale do Paraíba, caracterizado por ser um centro de trauma. Por mês, realiza cerca de 25 mil atendimentos no pronto-socorro, 10 mil consultas ambulatoriais, mil cirurgias e cerca de 100 mil exames especializados.

Em fevereiro, após dez anos, a Santa Casa voltou a internar pacientes do SUS encaminhados pela Prefeitura. Atualmente, o hospital tem disponíveis 120 leitos para o SUS (Sistema Único de Saúde), encaminhados por intermédio da Cross.

As vagas destinadas aos pacientes encaminhados pelo Hospital Municipal estão dentro da cota de filantropia do Governo do Estado. Por isso, a Prefeitura não precisa investir recursos do município nessa parceria.

ATENDIMENTO HOSPITALAR PELA REDE PÚBLICA

Santa Casa