Seminário orienta profissionais de saúde sobre o vírus Influenza
21/03/2017
O objetivo é atualizar os profissionais quanto ao diagnóstico, manejo e notificação dos casos de Influenza Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos promove nesta sexta-feira (24) o “Seminário de Atualização em Influenza”, o vírus que causa a gripe dos subtipos A (H1N1 e H3N2) e B. O evento, que acontece das 8h às 12h, no auditório do Cedemp (Rua Tsunessaburo Makiguti, 157 - Floradas de São José) é voltado aos médicos e enfermeiros da rede pública (UBS, UPA e hospitais), de serviços conveniados, funcionários dos núcleos de Vigilância Epidemiológica de clínicas e hospitais públicos e privados.

O objetivo da capacitação é atualizar os profissionais de saúde quanto ao diagnóstico, manejo e notificação dos casos de Influenza. A equipe da Vigilância Epidemiológica do município, responsável pelo treinamento, também vai fornecer dados de 2016 em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, no Brasil e do mundo e os fenômenos ambientais que interferem no aparecimento de casos.

A influenza pode ocorrer em qualquer época do ano, mas é mais frequente nos meses de março a agosto (outono e inverno), quando as temperaturas caem, principalmente nas regiões sul e sudeste do país.

O subtipo do vírus da influenza A (H1N1 e H3N2)), um dos mais comuns, é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Este ano, São José dos Campos já registrou dois casos de H1N1 e três de H3N2, sem registro de óbito. Em 2016 foram 49 casos de H1N1, com 11 óbitos, e nenhum caso de H3N2. A campanha nacional de vacinação contra a Influenza começa no dia 10 de abril e vai até 17 de maio, sendo que 6 de maio será o dia de mobilização nacional.

A rede pública disponibiliza a vacina, gratuitamente, para idosos (mais de60 anos), crianças de até 5 anos, doentes crônicos e trabalhadores da saúde. Este ano, foram incluídos mais dois grupos: professores e pessoas vinculadas ao sistema prisional (presos e funcionários). A vacina estará disponível nas 40 unidades básicas de saúde do município.

Programação do seminário

• Estatística dos casos de influenza em São José dos Campos, Estado de São Paulo e Brasil

• Diagnóstico e manejo da influenza preconizado pelo Ministério da Saúde (Dra. Vera Galvani Sgarbi – Vigilância Epidemiológica/Secretaria Municipal de Saúde – Coordenação das doenças de transmissão respiratória

• Fenômenos ambientais que interferem no aparecimento de casos.

• Imunologia e vacina. (Dra. Tereza Monteiro Ribeiro Cardozo – Vigilância Epidemiológica/Secretaria Municipal de Saúde – Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Central)