Plantio de mudas retoma a revitalização de nascentes
22/03/2017
Alunos da Escola Municipal Waldemar Ramos participam do plantio de mudas na Vista Verde
Aproximadamente 30 alunos da Escola Municipal Waldemar Ramos participaram da atividade, que foi realizada no bairro Vista Verde Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos retomou na manhã desta quarta-feira (22) o programa Revitalização de Nascentes, implantado em 2006. Ao todo, são 33 nascentes localizadas em áreas urbanas municipais, onde a Prefeitura intensificará serviços de manutenção e plantio de mudas nativas da região, recompondo a vegetação e mata ciliar nas áreas de preservação permanente.

A revitalização ocorreu na nascente do bairro Vista Verde e contou com a participação de cerca de 30 alunos da Escola Municipal Waldemar Ramos. Para celebrar também o Dia Mundial da Água, os alunos e os representantes da comunidade presentes foram orientados por equipes da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade sobre a importância de manter o cuidado contínuo das nascentes.
Em seguida, os estudantes plantaram dezenas de mudas nativas, encerrando a cerimônia de retomada do programa.

Segundo a professora Denise Machado, do quinto ano do ensino fundamental da escola, atividades como essas são trabalhadas com os estudantes ao longo de todo o ano letivo. “Esse trabalho com as crianças é fundamental, pois
eles é que darão continuidade aos bons projetos existentes hoje. Nós plantamos a sementinha do conhecimento e da educação, e eles é que irão semear para a humanidade colher os frutos no futuro”, destaca.

A estudante Letícia dos Anjos Ferreira, 10 anos, entende a necessidade do cuidado com as nascentes e leva para dentro de casa tudo o que aprende em sala de aula. “Da nascente sai a água que vai para os grandes rios e abastecem a nossa casa. É importante que a nascente esteja limpa e saudável, para que não nos falte água em casa, assim como também é preciso economizar água no dia a dia, na hora do banho ou de lavar a louça, por exemplo”, conta a aluna.

Ao longo do ano, o programa será levado para todas as escolas da rede municipal, e os alunos terão acesso ao assunto por meio de aulas teóricas e práticas.