Prefeitura de São José vai ampliar a UPA do Novo Horizonte
22/03/2017

Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos vai ampliar a UPA (unidade de pronto atendimento) do Novo Horizonte, na região leste da cidade, e transferir a UBS (unidade básica de saúde) para um novo local no bairro. O projeto já começou a ser discutido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Atualmente, as duas unidades funcionam praticamente no mesmo espaço físico. A nova área para onde será transferida a UBS ainda está em estudo, pois está sendo avaliada a alternativa mais rápida e eficiente: a construção de um novo prédio ou o aluguel de um imóvel que atenda as exigências necessárias.

Após a mudança, a UPA passará a ocupar todo o prédio atual e tornará o atendimento mais eficiente para a população. De acordo com o projeto em discussão, as mudanças na estrutura física preveem duas entradas, sendo uma para o atendimento infantil e outra destinada aos adultos, além de outras reformas.

A melhoria da estrutura do prédio é uma reivindicação da comunidade, que há tempos cobra uma solução por parte do poder público.

A UPA do Novo Horizonte tem 32 mil pacientes cadastrados e realiza, por mês, mais de 6 mil procedimentos de urgência e emergência, além de internações. São 27 bairros na área de abrangência. Já a UBS tem cadastrado mais de 17 mil pessoas.