Estado e Município definem diretrizes para reduzir acidentes
23/03/2017
Motociclistas
Principais vítimas no trânsito, ao lado dos pedestres, os motociclistas estão no foco das blitze educativas realizadas na cidade Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

Técnicos da Prefeitura de São José dos Campos participaram na tarde de quarta-feira (22) da primeira reunião do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Durante o encontro, realizado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, foram discutidos planos de ações para a redução de acidentes no município.

O movimento tem como meta reduzir pela metade o número de óbitos no trânsito das cidades do estado até 2020. Em São José dos Campos, 61 pessoas morreram no trânsito das vias municipais no ano passado.

Motociclistas e pedestres estão entre as maiores vítimas. O Governo do Estado disponibilizou para São José dos Campos o acesso a um banco de dados que vai ajudar no desenvolvimento de novas ações. Além do tipo de veículo envolvido no acidente, o município também poderá saber o horário e local da ocorrência, dia da semana, faixa etária e sexo das vítimas.

O plano de ações deverá ser entregue à comissão do Movimento Paulista, até o final do próximo mês, para a formalização do convênio que prevê que a cidade receba recursos da ordem de R$ 2,5 milhões. O investimento deverá ser feito em aquisição de bens, serviços e despesas relacionadas à educação de trânsito, fiscalização e sinalização viária.

Neste plano estão previstas ações para o Maio Amarelo, Semana Nacional do Trânsito, Dia Nacional em Memórias das Vítimas de Trânsito e campanhas voltadas aos pedestres, além de outros projetos fundamentados nas estatísticas de acidente.

Os repasses serão feitos a cidade por meio reembolso de despesas já pagas pelo Município. O convênio com o Estado tem a duração de um ano, podendo ser prorrogado por mais sessenta meses.