Coleta seletiva começa segunda, e catadores assumem a triagem
24/03/2017
Representantes de cooperativas, que vão assumir o serviço de separação dos materiais recicláveis no centro de triagem da Urbam
Representantes de cooperativas, que vão assumir o serviço de separação dos materiais recicláveis no centro de triagem da Urbam Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Urbam será a responsável pelo serviço de coleta seletiva em São José dos Campos a partir desta segunda-feira (27). O objetivo é retomar a qualidade na prestação do serviço à população.

A coleta seletiva gera ganhos ambientais, porque reduz a extração de recursos naturais. E a venda dos produtos garante renda às famílias dos catadores. Além disso, contribui para reduzir o volume de resíduos dispostos no aterro sanitário, aumentando a vida útil do local.

Cooperativas vão assumir o serviço de triagem dos materiais recicláveis, por meio de um programa da Secretaria de Apoio Social do Cidadão. Cerca de 100 famílias serão beneficiadas com a venda dos materiais.

Os funcionários da Urbam, que antes faziam este serviço, foram transferidos para outros setores da própria empresa.

A Urbam realizou seleção interna para o preenchimento de mais de 60 vagas entre as atividades de coletores e motoristas para o serviço da coleta seletiva, de eletroeletrônicos, de objetos inservíveis, movimentação e manutenção de contêineres, entre outros.

Foi aberta oportunidade para as mulheres, que passam também a compor o quadro da coleta seletiva.

A população deve continuar a disponibilizar os materiais recicláveis nos mesmos dias e horários em que já estava habituada. Em caso de dúvidas, é possível acessar o site da Urbam para a consulta por rua  ou ligar para o telefone 3944-1000.