Fila do exame que investiga deficiência auditiva será zerada
28/03/2017

Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos fechou um acordo com o Hospital Municipal para zerar a demanda reprimida de exames auditivos denominados Bera (sigla em inglês para Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Encefálico) na rede pública de saúde do município. O mutirão começa no dia 10 abril e prossegue até maio ou junho, com previsão de realizar cerca de 180 exames.

Os exames externos deixaram de ser feitos no último trimestre do ano passado, gerando a demanda reprimida que agora será zerada. Após o mutirão, o volume de exames voltará ao normal, com média de quatro por mês para toda a rede pública, incluindo crianças e adultos.

O Bera é um importante exame no diagnóstico da deficiência auditiva, indicado para identificar possíveis anormalidades neurológicas. Para a realização, o paciente precisar estar dormindo. Por isso, pode haver a necessidade de sedação, sobretudo das crianças. Dos 180 exames previstos, 26 serão realizados com sedação.

Os Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Cerebral (Brainstem Evoked Response Audiometry) são registros da atividade elétrica que ocorre no sistema auditivo, da orelha interna até o córtex cerebral, em resposta a um estímulo sonoro. É um dos métodos mais utilizados na prática clínica e têm se tornado cada vez mais parte integral da bateria de testes audiológicos.

Atualmente, o Hospital Municipal realiza triagem auditiva em 97% dos bebês antes da alta hospitalar – os demais são agendados via ambulatorial.

Segundo a equipe de fonoaudiologia do hospital, é importante que a triagem seja feita logo nos primeiros dias de vida do bebê, sobretudo os que apresentam risco para perda auditiva, pois o período de aquisição da linguagem oral ocorre, principalmente, entre os 6 meses e os 2 anos de idade.