Agentes de trânsito e guardas motociclistas participam de curso
29/03/2017
Agentes de trânsito e guardas municipais participam de treinamento
O treinamento foi ministrado em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, com aula teórica e prática de pilotagem Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

Nesta quarta-feira (29), agentes de trânsito e guarda-civis receberam o primeiro treinamento do ano sobre habilidade na condução de motocicleta. A atividade, que integra o conjunto de ações desenvolvidas pela Prefeitura com foco nos motociclistas, foi realizada no Centro de Formação do Educador (Cefe).

A capacitação foi ministrada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal. Os profissionais receberam orientação sobre condução segura, com aula teórica e prática de pilotagem, que incluiu simulação de situações que os condutores enfrentam no dia a dia.

O curso também destacou a importância da manutenção e do uso correto do veículo, além da utilização de itens de segurança, como capacetes, luvas e roupas que protegem os motociclistas em casos de queda.

Além do aperfeiçoamento profissional, a ação tem o objetivo de formar novos instrutores para que o treinamento possa ser estendido aos motociclistas de outros segmentos e até mesmo àqueles que não utilizam a motocicleta para trabalhar.

Para a Secretaria de Mobilidade Urbana, habilitar outros profissionais é um passo importante na busca para a redução de acidentes. Contribuindo na formação dos motociclistas com conhecimento e habilidade na condução das motos, espera-se promover a mudança de comportamento por parte desses condutores e, consequentemente, poupar vidas no trânsito.

De acordo com o Infosiga, banco de dados disponibilizado pelo Governo do Estado, das 95 mortes por acidentes de trânsito ocorridas em São José dos Campos no ano passado, 39 foram de motociclistas. Neste número, estão incluídas ocorrências nas vias urbanas e rodovias que cortam o município.

Dados da Polícia Rodoviária Federal mostram que dos acidentes com motos que ocorrem no dia a dia das cidades, 86% deles são causados por erro humano. Apenas 8% são por falha mecânica do veículo e 6% devido à condição das estradas e vias.