UBS Resolve chega a mais cinco bairros e atende todas as regiões
29/03/2017
Atendimento na UBS da Vila Paiva
O programa vai beneficiar a unidade básica de saúde da Vila Paiva, na região norte, que atualmente está sendo reformada e ampliada Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

O programa UBS Resolve chegará a mais cinco unidades básicas de saúde até o final de abril, abrangendo todas as regiões da cidade. Serão beneficiadas as unidades do Jardim São José 2 (leste), Vila Paiva (norte), Interlagos (sul), Limoeiro (oeste) e Residencial União (sul).

Nesta extensão do UBS Resolve, estão sendo priorizadas as unidades mais distantes de um posto de coleta do laboratório Valeclin, parceiro da Prefeitura. Com a coleta realizada dentro da própria unidade, o paciente evita deslocamento, sai da consulta com a data e hora marcada para a realização do exame e tem o resultado em mãos no dia do retorno ao médico.

O UBS Resolve é muito mais do que a coleta de exames, pois traz um novo conceito de atendimento, alicerçado em três princípios: sustentabilidade, eficiência e resolutividade. Desde o início do ano, as rotinas das UBSs também incorporaram novos procedimentos e protocolos, como o livre agendamento de consultas médicas e a realização obrigatória de acolhida pelos profissionais de enfermagem.

Com a agenda aberta, a população pode se dirigir à unidade em qualquer dia do mês para escolher a melhor data e horário da consulta. A medida também permite à Prefeitura dimensionar a real demanda das consultas ofertadas, podendo planejar a contratação de novos médicos. Uma segunda etapa do programa prevê a profissionalização das recepções e o atendimento de pequenas emergências.

Unidade pioneira

A UBS de Eugênio de Melo foi a primeira a receber o programa, no final de janeiro. A primeira ação foi a coleta de sangue dentro da própria unidade. Até esta quarta-feira (29), 1.141 exames já haviam sido realizados.

Vila Paiva

Uma das unidades beneficiadas com a extensão do UBS Resolve é a da Vila Paiva, que atualmente está sendo reformada e ampliada. Em um galpão anexo ao prédio, a Prefeitura está investindo R$ 236 mil na construção de quatro novos consultórios, sala da gerência, sala de observação, dois vestiários, sala de atividade coletiva e sala para os agentes comunitários de saúde.

A previsão é que a obra seja entregue até a primeira quinzena de abril. Mesmo com a reforma, não houve prejuízo para a população, pois o atendimento continua sendo realizado normalmente.