Centro de Triagem reúne cooperativas e gera renda para mais de 100 famílias
29/03/2017
Laila Cristina do Nascimento
Laila Cristina do Nascimento, 30 anos, moradora do Campo dos Alemães: “Esse trabalho é meu sustento e minha sobrevivência” Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Urbam

Cento e sessenta e cinco pessoas integrantes das cooperativas de materiais recicláveis Alfa, Coopertch e Futura começaram a trabalhar nesta quarta-feira (29) no Centro de Triagem da Urbam. Os cooperados representam cerca de 100 famílias, que estão sendo beneficiadas com a geração de renda proporcionada pela coleta seletiva em São José dos Campos.

A operação do Centro de Triagem foi efetivada após um acordo inédito. O espaço e o maquinário (7 prensas e 2 esteiras) são cedidos pela Prefeitura para que os cooperados trabalhem na separação de todo o material reciclável recolhido pela Urbam.

No Centro de Triagem, a capacidade será de mais de 1.100 toneladas de materiais, o que poderá proporcionar uma renda mensal de mais de R$ 160 mil reais com a venda dos resíduos. O valor arrecadado será dividido entre os cooperados.

Os cooperados vão trabalhar em dois turnos, sendo das 7h às 15h e das 15h às 22h.

A iniciativa de responsabilidade socioambiental é da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, que tem como objetivo criar oportunidades de trabalho, desenvolver e gerar mais renda para aqueles que vivem da reciclagem e contribuir com o meio ambiente, reduzindo os resíduos que seriam encaminhados para o aterro.

Santina Fernandes da Luz, 63 anos, moradora do bairro Jardim Nova esperança, está na cooperativa Futura há 12 anos. Viúva, ela cuida de 8 filhos, 15 netos e 3 bisnetos. O que ganha é a principal renda que sustenta a família. “Estou me sentindo muito feliz aqui", afirma.

Desempregada há mais de um ano, Laila Cristina do Nascimento, 30 anos, moradora do Campo dos Alemães, está satisfeita com a atividade. “Estou gostando muito, até demais da conta. Esse trabalho é meu sustento e minha sobrevivência”, garante.

Uma vez por mês, palestras abordando comportamento, trabalho em equipe e relacionamento interpessoal serão oferecidas como capacitação aos cooperados. A primeira delas está prevista para o dia 3 e abril, às 14h, no próprio Centro de Triagem.

Para participar das cooperativas, os catadores foram cadastrados e passaram por treinamentos ministrados pela Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) para executar o trabalho.

Remanejamento

Grande parte dos funcionários da Urbam que trabalhavam no Centro de Triagem foi transferida para outras frentes de trabalho, como a coleta seletiva, limpeza urbana e das feiras. Alguns permanecem na limpeza predial e movimentação dos rejeitos do Centro de Triagem.