Sábado tem novo arrastão da dengue na região sul
30/03/2017
Os agentes irão vistoriar 4.343 imóveis de 104 quadras, retirando o maior número possível de criadouros do mosquito. Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Saúde

A equipe do Centro de Zoonoses da Prefeitura de São José dos Campos volta para a região sul neste sábado (1°) para o nono arrastão do ano de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A operação acontece o período das 9h às 16 horas.

Eles irão visitar os bairros Residencial Azaléia, Residencial Morada do Sol, Residencial De Ville, Recanto dos Pinheiros, Recanto dos Eucaliptos, Conjunto 31 de Março, Palmeiras de São José e Parque Independência.

Os agentes irão vistoriar 4.343 imóveis de 104 quadras, retirando o maior número possível de criadouros do mosquito. Durante o arrastão, eles recolhem objetos que podem acumular água, além de fazer uma varredura contra o mosquito. Também é aplicado larvicida em criadouros fixos e um caminhão passa recolhendo todo o material.

Nos oito arrastões já realizados, no período de 4 de fevereiro a 25 de março, sempre aos sábados, foram visitados 22.829 imóveis, sendo 16.603 efetivamente trabalhados. Isso corresponde a uma cobertura de 72,7%, pois mais de 6.000 estavam fechados ou desabitados no momento da visita.

Ao todo, foram recolhidos 7.680 quilos de material com potencial para juntar água e virar um possível criadouro do mosquito. Os arrastões, de um total de 13, vão prosseguir até o último sábado de abril.

Os casos de dengue registraram uma drástica queda este ano. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, houve uma redução de mais de 80% dos casos em comparação com o mesmo período de 2016.

Mesmo com a situação sob controle, a Prefeitura continua intensificando as ações de combate ao mosquito e reforçando o pedido para que a população elimine os possíveis criadouros.