Banco de leite precisa de doadoras para aumentar estoque
31/03/2017
Banco de leite materno do Hospital Municipal
O objetivo do Hospital Municipal é ampliar a quantidade de leite materno para atender as crianças que necessitam do alimento Foto: Jouvani Reis/PMSJC

Secretaria de Saúde

O Hospital Municipal (HM), mantido pela Prefeitura de São José dos Campos, está com o estoque do banco de leite em baixa e precisa de doadoras. Atualmente, o banco tem apenas 14 litros de leite pasteurizado em estoque, quando o ideal seria 80.

“Devido à baixa do estoque, precisamos fazer uma triagem e priorizar os recém-nascidos, que mais precisam”, explica Luciana Camila da Cunha, enfermeira e responsável técnica pelo banco de leite.

O banco de leite do HM, único de São José dos Campos, é referência para o município e outras cidades da região, como Jacareí e Caçapava. Atende também unidades da rede privada.

Além de entregar o kit para doação e coletar o leite na casa das doadoras, o banco de leite do Hospital Municipal é responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O leite passa por seleção, classificação, processamento e controle de qualidade.

O leite materno é fundamental para o recém-nascido, em especial para os prematuros, porque promove o desenvolvimento saudável da criança e a proteção imunológica. Após passar pelo processamento de qualidade, o leite não atende apenas os bebês internados no Hospital Municipal. Também é distribuído para pacientes de outras unidades neonatais da região que necessitarem.

Para doar, é preciso estar amamentando e ter leite excedente, ou seja, a mãe precisa amamentar o bebê dela primeiro e, só depois, tirar o excedente para a doação. A doadora realiza uma série de exames para garantir que pode doar.

“Nossa média mensal é de 45 bebês, que recebem o leite e 63 doadoras, o que varia de acordo com o período de sazonalidade, como férias, festas de fim de ano e carnaval”, diz a responsável pelo banco de leite.

Ela lembra que ter muitas doadoras não significa necessariamente ter muitos litros de leite, porque cada mulher tem um organismo diferente e doa quantidades diferentes.

O banco de leite atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. As interessadas em doar leite podem entrar em contato pelo telefone 3901-3507. O Hospital Municipal fica na Rua Saigiro Nakamura, 800, Vila Industrial.