Aulas em tempo integral vão começar nesta segunda-feira
31/03/2017
Alunos caminham para escola municipal
Serão beneficiados cerca de 2.400 alunos, que terão o aprendizado intensificado com as atividades do acompanhamento pedagógico Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 2.400 alunos de 12 escolas de ensino fundamental de São José dos Campos passam a estudar em período integral a partir da próxima segunda-feira (3).

Neste ano, a novidade da Efeti (Escola de Formação em Tempo Integral) é o acompanhamento pedagógico de português e matemática, que terá quatro horas a mais por semana, ampliando e intensificando o aprendizado.

A Efeti é uma parceria da Prefeitura com o MEC (Ministério da Educação e Cultura) e prevê, além das disciplinas do ensino fundamental, que os alunos de 6 a 14 anos recebam uma complementação pedagógica com atividades relacionadas à formação de hábitos e atitudes e que desenvolvam trabalhos nas áreas de arte, cultura, esporte e lazer.

As Efetis atendem todas as regiões da cidade, nas seguintes escolas municipais de ensino fundamental:  Emef Rosa Tomita, Emef Jacyra Vieira Baracho, Emef Therezinha do Menino Jesus Soares do Nascimento, Emef Dom Pedro de Alcântara, Emef Álvaro Gonçalves, Emef Moacyr Benedicto de Souza, Emef Rio Comprido, Emef Martha Abib Castanho, Emef Otacília Madureira, Emef Maria Ofélia Veneziani Pedrosa, Emef Vera Babo de Oliveira e Emef Mercedes Rachid Edwards.

Atribuição para professores

A Prefeitura de São José dos Campos realizou, neste mês, a atribuição para os 128 professores que vão lecionar nas Efetis, em conformidade com as resoluções do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Para dar transparência ao processo de atribuição de aulas aos professores, a Secretaria de Educação e Cidadania adotou critérios objetivos e considerou o tempo efetivo de serviço do profissional na rede de ensino. Esse critério considera a lista geral de classificados no concurso, que aconteceu em outubro de 2016.

Não houve prejuízos aos professores inscritos e todos foram informados da nova decisão em reunião com a própria Secretaria de Educação e Cidadania, além da divulgação no próprio site da secretaria e comunicação na data da atribuição.